Dra. Manuella responde: O furúnculo consiste em um tipo de foliculite bacteriana, ou seja, uma inflamação da unidade pilossebácea causada por bactérias. Há 02 tipos de foliculite, uma superficial e outra profunda. O furúnculo é uma forma de foliculite profunda, acometendo não só o folículo piloso em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa. Geralmente, surge a partir de uma foliculite superficial estafilocócica, ou seja, uma lesão de pele que se assemelha a uma pequena espinha com pus. A partir deste ponto, a espinha cresce e se aprofunda até formar um abscesso na pele.
Sintomas: Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.
Prevenção: Investir na higiene pessoal e dos familiares. Limpar e manter as unhas curtas. Nos casos de furúnculos que ficam recidivando, a aplicação de pomadas de antibiótico nas fossas nasais é necessária, visando acabar com as bactérias que ficam alojadas nessa região e, de lá, invadem a pele.
A unidade pilossebácea é constituída por pelo, pelo folículo piloso e pela glândula sebácea anexa. O folículo piloso produz o pelo e as glândulas sebáceas lubrificam.
Procure o Dermatologista para saber qual a melhor forma de tratamento.
Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas.
Clínica Semetra / Dra. Manuella Rosa